terça-feira, 3 de dezembro de 2013

VERGONHA NACIONAL: BRASIL CONTINUA INDO MUITO MAL EM EXAMES INTERNACIONAIS SOBRE APRENDIZADO

RANKING DE CIÊNCIAS DO PISA 2012

Economias Média
1º - Xangai-Cha 580
2º - Hong Konga 555
3º - Cingapura 551
4º - Japão 547
5º - Finlândia 545
6º - Estônia 541
7º - Cor.do Sul 538
8º - Vietnã 528
9º - Polônia 526
10º - Canadá 525
Média OCDE 501
57º - Jordânia 409
58º - Argentina 406
59º - Brasil 405
60º - Colômbia 399
61º - Tunísia 398
65º - Peru 373

A tabela acima indica a classificação geral do PISA 2013, exame que abrange os conhecimentos de leitura e de matemática. Pode-se concluir que há dois problemas distintos: cultural e de infraestrutura.

Digo cultural por que nota-se a predominância de países asiáticos entre os 10 primeiros colocados. Há uma clara influência do confucionismo e da valorização que estas sociedades conferem à figura do Professor. Veja-se, por exemplo, a colocação do Vietnam nesse ranking. Apesar de ter uma renda per capita bem inferior à média brasileira, o país está bem colocado no exame. A América Latina aparece em situação pior do que países com renda per capita mais elevada.

De outro lado, mostra problemas estruturais, visto que o desempenho dos países de nossa região é medíocre. O investimento é baixo, o professor é pouco valorizado e a sociedade, de maneira geral, não confere à educação um papel importante em suas vidas, preferindo o consumo de bens supérfluos, ou obras "faraônicas", ao investimento contínuo na formação de nossos jovens e crianças.

Quando se pensa no tempo efetivo de aula de um aluno de período noturno, mesmo na universidade pública, nota-se que a quantidade de conhecimento que ele pode adquirir é muito pouco. Quando se pensa na formação do professor de nossas escolas públicas da vontade de chorar... quando se pensa que a escola pública no Brasil se assemelha a uma penitenciária, só podemos olhar o futuro com pessimismo.

Há outros motivos que podem explicar nosso fracasso e merecem ser investigados.

O Brasil é uma país que está em meio de um dilema: a renda per capita é elevada para concorrer com a China e o Vietnam; o conhecimento técnico de sua população é insuficiente para concorrer com economias desenvolvidas. Cabe aí uma pergunta: estamos condenados à mediocridade?

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