sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CARTA AO NOVO PREFEITO

Exmo. Deputado Vinicius Camarinha, Não sufraguei seu nome, mas a população de Marília o elegeu prefeito para o quadriênio 2013-2016. Cabe-me, então, lhe desejar sorte nesta empreitada que é gerir um município com mais de 200 mil moradores, um orçamento que gira em torno de R$600 milhões e uma montanha de dívidas e problemas. Deixe-me apresentar. Sou professor na Unesp desde 2005. Trouxe minha família de São Paulo buscando no interior um ambiente mais propício para a criação de minha filha e de meu enteado. Não me arrependi. Apesar de alguns problemas, o balanço é muito positivo, particularmente pela acolhida que recebi das pessoas daqui. Entre os problemas que encontrei, muitos se relacionam às ações da Prefeitura, como o descaso com o Plano Diretor, o adensamento populacional sem o escoamento adequado; a falta de fiscalização no trânsito e o desrespeito aos mais básicos princípios da legislação; o odor de esgoto que emerge em nossos itambés; a falta de opções de cultura e lazer que lega à população algo como a estrofe de música sertaneja, como “beber, cair e levantar”, etc. Não me queixo de saúde, educação e abastecimento d´água. Infelizmente, por conta da baixa qualidade dos serviços sociais básicos, só me restou retirar parte significativa do salário para pagar plano de saúde, escola privada e galões de água mineral. No entanto, quantas famílias mais pobres podem fazer o mesmo? Ademais, preocupa-me o fato de nossa cidade não criar os meios para estimular investimentos que garantam renda e empregos qualificados. Mas como isso poderia ser viável se nossas crianças e professores não encontram na escola pública um ambiente que valorize o esforço, a dedicação e a criatividade? Desculpe-me pela impertinência. É provável que seus amigos alimentem seu ego e te afastem dos problemas reais. No entanto, nós estamos aqui para lembrá-lo de seus compromissos, aplaudindo seus feitos e criticando o que julgarmos equivocado. Assim é a Democracia. Boa sorte em seu mandato! Publicado no Jornal Bom Dia Marília de 11/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário