sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Eleição e Desenvolvimento (1) - Educação
A menos de 10 dias da eleição municipal é impossível não falar sobre seu impacto no desenvolvimento da cidade de Marília.
Alguns poderiam dizer que o processo eleitoral não influencia o destino econômico de nossa cidade, pois, diriam esses, a cidade cresce “apesar” dos políticos. Nessa visão, quanto menor o Estado, melhor. Discordo dessa opinião!
Se Marília é o que é, deve isso à classe política que liderou a cidade durante suas primeiras décadas de existência. Mesmo com a quase extinção da cultura cafeeira, souberam incorporar à nossa economia outras atividades, como o beneficiamento de matérias-primas e indústrias de bens de consumo. Isso legou uma base cultural para desenvolvimentos posteriores, quando foram criados distritos industriais e uma ampla rede de serviços públicos, essenciais para o crescimento dos setores alimentício, metalomecânico, educacional, comercial e de serviços.
Hoje, os desafios são outros. Devemos preparar a cidade para a economia do século XXI. Nesse aspecto, a capacidade de liderança do Prefeito é fundamental para estimular novas aptidões produtivas na cidade e, para tanto, devemos atacar o problema número 1: a má qualidade da Educação. É urgente aprimorar o ensino público para criar perspectiva de futuro para a juventude. Sem capacidade de criação e absorção de modernos conhecimentos, é impossível pensar numa sociedade desenvolvida.
Para tanto, deve ser quebrado o pacto de mediocridade na educação. Professor tem que saber o que ensina, aluno deve se esforçar para aprender, os pais devem ser responsáveis e os dirigentes devem deixar de rimar a Educação com Licitação. A qualidade do ensino depende de escola estruturada, dirigentes responsáveis, alunos nutridos e motivados, famílias participativas e professores capazes e bem remunerados.
A eleição é o momento de desenhar o futuro. Qual candidato prioriza, de fato, a educação?
Publicado no Jornal Bom Dia Marília de 27/09/2012.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário