sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Sobre os prejuízos de uma greve na Universidade
Retorno ao tema da greve na Unesp. Em princípio, quando se fala de uma greve em Universidades a primeira coisa que vem à mente é a perda de aulas. De fato, este prejuízo é o mais aparente para a comunidade. É na sala de aula onde o aluno tem a maior parte de sua formação, porém, este não é o único espaço.
Numa Universidade com U maiúsculo, as atividades acadêmicas não se restringem às aulas. A aprendizagem passa por atividades de pesquisa e de extensão, além de uma série de eventos científicos, como congressos, colóquios, seminários, mesas redondas etc. e também pelo convívio no espaço universitário, como em atividades esportivas e culturais ou mesmo no silêncio da biblioteca. Somos contrários ao ensino superior à distância porque isto priva o estudante de uma experiência única que é o período em que ele desfruta desse ambiente.
Na área de pesquisa, o trabalho de grupos de pesquisa coloca o estudante em contato com discussões de ponta na sua área de conhecimento. Os congressos e seminários possibilitam a ele entrar em contato com pesquisadores de renome que de outra forma não teria acesso.
No caso da extensão universitária, pensemos, por exemplo, em atividades da área de pedagogia que podem ser desenvolvidas em conjunto com a rede estadual de educação básica, ou ainda, o aprimoramento de alunos de fisioterapia em contato com pacientes que necessitam de cuidados. A formação se complementa e se enriquece.
Na conta do prejuízo, compartilho um desgosto pessoal. Sou um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa dos BRICS, certificado junto ao CNPq. Neste semestre, não pude organizar nenhuma reunião por conta das “greves”. Por outro lado, decorrente de um convênio da com a Universidade de La Plata, receberíamos em nosso campus para a oferta de um curso de pós-graduação um pesquisador que fora Vice-Ministro de Defesa da Argentina e um dos idealizadores da UNASUL. Devido à greve, tivemos que cancelar sua vinda.
Como vemos, a falta de estabilidade institucional na Unesp de Marília tem inviabilizado atividades essenciais. Infelizmente!
Publicado no Jornal Bom Dia Marília de 09/06/2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário