sexta-feira, 30 de agosto de 2013
China e Estados Unidos
Neste mês de novembro ocorrem duas eleições que tendem a moldar o mundo para os próximos 10 anos: de um lado, a eventual vitória de Barack Obama nos Estados Unidos; de outro, a eleição de Xi Jinping como futuro presidente da China. Tratam-se das duas maiores economia do mundo e, sob muitos aspectos, estes países se posicionam contraditoriamente, ora como fortes aliados, ora como fortes concorrentes.
O relacionamento entre China e Estados Unidos foi retomado em 1972, quando Richard Nixon visitou o país de Mao Tsé-Tung e estabeleceu uma aliança estratégica contra a ex-União Soviética. Desde então a relação vem crescendo em importância. A China se tornou o maior detentor de títulos da dívida dos EUA e também um dos maiores exportadores para o país. Por outro lado, as multinacionais dos Estados Unidos encontraram na China um espaço promissor para produzir bens industrializados, sendo uma plataforma de exportações e também um grande mercado consumidor.
O desenvolvimento da China tem despertado desconfiança em Washington, pois o seu o rápido crescimento tem viabilizado um maior gasto militar, reequilibrando o poder na Ásia. Apesar de a China reafirmar seu compromisso com a paz mundial, os Estados Unidos estão se reposicionando na região da Ásia-Pacífico com vistas a conter a expansão chinesa. Duas iniciativas são dignas de nota: a divulgação da estratégia “Um século americano na Ásia-Pacífico”, em 2011, que busca direcionar o esforço dos Estados Unidos do Oriente Médio para esta região, e a “Parceria Trans-Pacífico”, que visa construir uma imensa área de livre-comércio na região sem a presença chinesa.
Em síntese, há pontos de atrito, mas também há boas perspectivas para a relação bilateral. O futuro da paz mundial dependerá da habilidade dos governantes da China e dos EUA em encontrar um meio termo entre a competição e a cooperação. No entanto, com pouca fé na razão humana, não é difícil imaginar que no futuro se assistirá a uma nova Guerra Fria. A ver.
Publicado no Jornal Bom Dia Marília de 08/11/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário